h1

Pipa Risco Zero

18/03/2011

Produzido pelos alunos do FIC Cultura da unidade de São José do Rio Pardo, o documentário aborda o processo criativo, artístico e pedagógico do projeto “Pipa Risco Zero”.  A ideia para a realização do documentário surgiu a partir do Módulo de Vídeo, em que alunos tiveram aulas sobre  técnicas de filmagem, roteiro de gravação e captação de imagens, entre outros. A partir dessas aulas, os participantes do FIC registraram todo o processo do “Pipa Risco Zero”.

Dentre alguns objetivos do projeto, que ocorreu entre o fim de agosto e começo de setembro de 2010, estavam evitar acidentes com linhas de cerol, mistura de cola com pó de vidro, conscientizar sobre a importância de empinar pipas longe da rede elétrica, que pode provocar mortes em função do choque elétrico, e valorizar a construção e soltura da pipa.

Durante o Projeto foram abordados a história da pipa ao longo dos séculos, ocorreram atividades coletivas de construção da pipa, momento em que cada participante pode aprender, praticar ou resgatar a arte de construir sua própria pipa. A Casa de Cultura também montou um posto de troca de linhas com cerol por linha sem cerol.

Além da conscientização sobre os riscos envolvidos na brincadeira, por exemplo, a proibição do uso do cerol e os riscos de soltar pipas em vias urbanas, o Pipa Risco Zero proporcionou momentos de integração entre todas as linguagens de arte-educação da unidade.  A atividade foi encerrada com a soltura das pipas em um terreno longe da rede elétrica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: