h1

No escurinho do cinema: a inauguração do Cinema Popular – “Cineco”, em São José do Rio Pardo

03/05/2011

Cineco - Cinema Popular

Cineco - Cine Popular

Não estávamos nos estúdios da Sony e nem nos bastidores de um filme produzido pela Fox. Mas repente surge o Coringa, a fada Sininho, os encanadores Mário e Luigi, vampiros, Willy Wonka e até mesmo o Menino Maluquinho, criado pelo cartunista Ziraldo e posteriormente transformado em filme. Essas foram algumas surpresas preparadas pela unidade de Rio Pardo para a inauguração do Cine Popular – “Cineco” que ocorreu no último dia 14 de abril, às 19 horas, para convidados, participantes da unidade e comunidade em geral.

O projeto Cineco é um espaço educativo para exibição de filmes em formato DVD, possui tela de projeção de mais de 3 metros e uma sofisticada aparelhagem para projeção e ficará abrigado na unidade com o objetivo de divulgar e ampliar o acesso da comunidade a obras cinematográficas. O Cine Popular se destaca pela sua estrutura física, o espaço para projeção dos filmes é fabricado com material reciclado, a partir de placas de embalagens longa vida pós-consumo.

O acervo da unidade de Rio Pardo possui mais de 240 filmes. Dentre as obras cinematográficas que constam no acervo estão “A Origem”, “Tropa de Elite 2”, “Up – Altas Aventuras” e “Cidade de Deus”. O espaço também conta com 35 livros cuja temática está relacionada com o cinema e aborda temas como a história do cinema, e também obras adaptadas de filmes nacionais conhecidos como “Budapeste”, de Chico Buarque, e “Abril Despedaçado”, de Ismail Kadaré.

Numa noite de clima agradável, um céu repleto de estrelas e uma lua radiante, o som do Maracatu invadiu a unidade, em uma banda formada por arte-educadores e participantes da unidade em frente ao pórtico da Casa de Cultura e Cidadania, convidado a todos para a grande festa, no caso, a inauguração.

Nesse clima de festa a comunidade foi chegando a pé, de carro, ônibus e aos poucos mais de 1 mil pessoas estavam acomodadas no espaço da Área Livre, local onde está instalado o “Cineco”.

Cessa o batuque do Maracatu. Entra o educador de Dança Christiano dos Santos que surge da Sala de Artes Visuais chamando diversos personagens de filmes para um desfile cinematográfico no meio do público.

Em seguida, todos foram conduzidos para o espaço do da Área Livre para a inauguração. Os alunos da linguagem de Dança recriaram cenas de filmes como “Titanic”, a “Pantera Cor-de-Rosa”, “Dançando na Chuva”, “As Panteras”, “Os caças-fantasmas” e “B 13 – 13º Distrito”.  Junto às coreografias eram exibidas algumas cenas do que estavam sendo recriado por meio da dança

Uma das cenas que arrancou gargalhadas do público e aplausos foi o momento em que os alunos apresentaram a cena do filmes “ Os Caças-Fantasmas” usando caixas de papelão pintadas de preto e espaguetis amarelos de piscina.

Após as apresentações artísticas, que foi encerrada com a cena de um aluno de Circo imitando os movimentos do filme “O Homem-Aranha” no tecido, o público finalmente conferiu o Cineco que estava embrulhado como se fosse um presente. Quando o tecido caiu todos os personagens que realizaram o desfile cinematográfico estavam parados dentro do Cineco fazendo caras e bocas para o público.

Para a projeção inauguração foram escolhidas as animações realizadas pelos alunos das linguagens de Artes Digitais e Artes Visuais. Dentre algumas das 16 animações exibidas estavam “Conhecendo os cursos da Casa de Cultura e Cidadania”, “Harry Potter e a pedra filosofal” e “Apanhando no semáforo”, que fala sobre a violência contra crianças e adolescente e o trabalho infantil. Essa animação foi criada tendo como inspiração o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O público também reviveu a magia e graça dos filmes de Charlie Chaplin por meio da animação “O Pai da noiva”, que arrancou gargalhadas da plateia.

Após a inauguração o público deixou lentamente o espaço da Área Livre e foi conferir/comprar peças na “Feira Artesanal” realizada na ocasião com comercialização de doces, salgados e peças artesanais de biscuit, bordados, dentre outras técnicas.

Deixe um comentário